Início » Flamengo começa mal, mas com ressalvas
Análises e Comentários

Flamengo começa mal, mas com ressalvas

Flamengo x Coritiba - Divulgação CRF/Marcelo Cortes
Apesar do mau começo no Brasileirão, o Flamengo tem tudo para buscar a recuperação e voltar ao caminho das vitórias.

Por Camila Ventura

Flamengo começa o Campeonato Brasileiro bem abaixo do esperado, isso é muita verdade. Mas vamos falar das circunstâncias dentro e fora de campo?

Na 1ª rodada, pegamos o Coritiba em casa, jogo de 3 pontos “certos” para os times que pensam em brigar pelo título. O Fla fez o dever de casa, sob os olhares do Sampaoli que ainda não estava comandando a equipe. Nas 3 rodadas seguintes, tivemos jogos que, se não fossem sequenciais, estaria dentro de uma certa normalidade não vencê-los. Mesmo sabendo que poderíamos ter vencido…

Inter, no Beira Rio, e Athlético-PR, na Arena da Baixada, quantos times que disputam o campeonato vão obter resultados positivos nesses jogos? E clássico? A famosa e antiga frase “Clássico é Clássico” continua fazendo sentido. O favoritismo fica no papel, dentro de campo é outra história.

E fica a pergunta: poderíamos ter vencido esses jogos? Sim, poderíamos e deveríamos. Erros individuais no ataque e na defesa e escalação equivocada, custaram, pelo menos, o empate nesses 3 jogos. No Beira Rio jogamos bem, principalmente no 1º tempo. Saímos na frente, mas erros individuais e queda de rendimento na 2ª etapa, permitiram a virada do Inter.

Contra o Botafogo, com a lesão de Gerson, Sampaoli escalou mal, deixando o Everton Ribeiro no banco. O Botafogo abriu 2×0 e ficou difícil a virada. Sampaoli corrigiu o erro, colocou Everton Ribeiro no 2º tempo, o time melhorou, pressionou, mas o ataque perdeu uma chuva de gols. E, mesmo com um a mais em campo, não conseguimos nem o empate.

No último domingo, na Arena da Baixada, o Fla repete o que fez contra o Inter, começa o jogo melhor e sai na frente. Mas numa lambança do goleiro Santos, o Athlético-PR empatou ainda no 1º tempo. E, novamente, voltamos abaixo no 2º tempo e, mais uma vez, permitimos a virada.

Para completar a fase ruim, o departamento médico segue a todo vapor no Ninho. Gérson, quando enfim volta a jogar o que sabe, sofre uma lesão, Pedro sente o tornozelo no treino, Arrascaeta e Bruno Henrique, ainda no processo de volta de lesão, ou seja, nunca conseguimos ter o time com força máxima. Isso sem falar em outros jogadores que ainda estão no DM, mas já não estavam jogando há pelo menos um mês, e, sinceramente, não estão fazendo muita falta!

O caminho é longo, Sampaoli ainda vai ter muito trabalho. Mas ainda acredito que a gente volte a encontrar o caminho das vitórias. Amanhã, a tabela está a nosso favor, Goiás em casa. Um ótimo jogo para começar a recuperação no campeonato!

Mas antes de encerrar, uma coisa já posso afirmar: não temos elenco para brigar pelos 3 títulos. Se na próxima janela a gente não contratar, vamos ficar para trás…

 

 

 

 

*Camila Ventura (@cacaventura) é jornalista e já atuou como comentarista e repórter de futebol

maisquerido

maisquerido

Tudo sobre o Flamengo, o clube mais querido do Brasil

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar