Início » Clube » História

História

O Clube de Regatas do Flamengo é uma agremiação poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. Foi fundado no bairro do Flamengo, em 17 de novembro de 1895, para disputas de remo e, com o passar do tempo, tornou o clube mais popular e bem sucedido do esporte brasileiro, especialmente pelo futebol. Tem como cores tradicionais o vermelho e o preto, e também é conhecido como Fla, Mengão, Malvadão e Mais Querido.

Dentre as suas maiores glórias no futebol destacam-se as conquistas do Campeonato Mundial interclubes em 1981, da Copa Libertadores da América nos anos de 1981, 2019 e 2022, da Recopa Sul-Americana de 2020, da Copa Mercosul de 1999 e da Copa de Ouro Nicolás Leoz de 1996, tornando-se o maior vencedor de títulos internacionais dentre os clubes do Rio de Janeiro e um dos maiores no Brasil.

Com relação às conquistas nacionais, o Flamengo é octacampeão brasileiro, tendo vencido os Campeonatos Brasileiros da Série A de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020, além de possuir os títulos da Copa do Brasil de 1990, 2006, 2013 e 2022, das Supercopas do Brasil de 2020 e 2021, da Copa dos Campeões de 2001, do Torneio Rio-São Paulo de 1961 e da Taça dos Campeões Rio-São Paulo de 1955.

Além de figurar entre os maiores vencedores de títulos nacionais e internacionais do futebol brasileiro, o Flamengo lidera o ranking de títulos do campeonato estadual, com 37 conquistas. Por conta destes resultados, o Flamengo é o clube com o maior número de títulos oficiais no futebol brasileiro, considerando títulos internacionais, nacionais, regionais e estaduais; e é também, segundo levantamento realizado pela ESPN Brasil em fevereiro de 2022, o primeiro e único clube do Brasil a ter conquistado todos os títulos nacionais e internacionais possíveis.

Não bastassem as suas inúmeras conquistas esportivas, que tornam o clube o maior do Brasil e um dos maiores do mundo, o Flamengo possui a maior torcida do planeta, com mais de 46 milhões de torcedores ou 21,8% dos torcedores brasileiros, conforme o último levantamento realizado, em julho de 2022, através da pesquisa IPEC/OGlobo.

E é em razão do número e da força dos seus milhões de torcedores que o Flamengo é o clube mais valioso do Brasil e da América do Sul, sendo o que mais recebe valores em direitos de transmissão, patrocínios, renda de jogos e programa de sócio torcedores.

O Flamengo também se destaca em diversas outras modalidades esportivas coletivas e individuais, notadamente na natação, na ginástica artística, no remo, no polo aquático, nas artes marciais, no volei e no basquetebol. Neste último, é um dos clubes mais tradicionais do país, tendo a sua equipe de basquetebol masculino conquistado quarenta e sete títulos estaduais, oito títulos Brasileiros, um Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, uma Liga Sul-Americana, uma Liga das Américas, uma Champions League Américas e duas Copas Intercontinentais FIBA.

Tem entre os seus quadros de atletas as ginastas Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flavia Saraiva; o/as nadadores Stephan Steverink, Felipe Messias, Guilherme Caribé, Larissa Oliveira, Gabi Roncatto e Luiza Lima; o/as judocas Rafaela Silva, Sarah Menezes, Giovanna Santos e Kauan Jorge; e o remador multicampeão Isaquias Queiroz, dentre outros campeões e atletas internacionalmente reconhecidos.

FUNDAÇÃO DO CLUBE

Apesar de ter o futebol como a sua principal modalidade esportiva, o Flamengo surgiu da reunião de um grupo de remadores do bairro de mesmo nome, formado com o objetivo de participar de competições com clubes de outros bairros da cidade.

Assim, em 17 de novembro de 1985, um grupo composto por 18 remadores fundou o Grupo de Regatas do Flamengo, estabelecendo como data oficial de fundação o dia 15 de novembro, feriado nacional de Proclamação da República.

As cores iniciais do uniforme do Flamengo, presentes em largas listras horizontais, foram o azul e o dourado, mas foram substituídas, em 1898, por proposta do sócio fundador Nestor de Barros, pelo vermelho e pelo preto.

Com o crescimento do Grupo, que com o decorrer dos anos adquiriu novos barcos e passou a se destacar nas competições náuticas, a agremiação, em 1902, alterou a sua denominação para Clube de Regatas do Flamengo.

INÍCIO DO FUTEBOL

Já nos primeiros anos do século XX, o remo disputava a preferência dos torcedores com o futebol, modalidade que não fazia parte do Clube de Regatas do Flamengo, que ainda se dedicava, exclusivamente, ao Remo.

Naquele momento, enquanto associados do Flamengo tornavam-se sócios do Fluminense para acompanhar o futebol, que já era praticado nesta agremiação, os tricolores associavam-se ao rubro-negro para acompanhar e até mesmo para a prática do remo.

Ocorre que uma cisão entre jogadores do Fluminense provocou a debandada de vários integrantes para o Flamengo, que, em assembleia realizada no dia 8 de novembro de 1911, decidiu criar um departamento de esportes terrestres e, na mesma oportunidade, uma seção de futebol.

Surgia, assim, o futebol no Clube de Regatas do Flamengo.

“O MAIS QUERIDO”

Na edição do dia 1º de outubro de 1927, o Jornal do Brasil anunciou a realização, em parceria com a Água Mineral Salutaris, de um concurso para eleger o clube mais querido do Brasil, ou, como referiam à época, o clube mais “symphatico”. De acordo com as regras do concurso, os torcedores deveriam escrever o nome do seu time favorito no rótulo da garrafa d’água ou no cupom impresso no jornal, e envia-lo para a sede do Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro. O vencedor levaria para a sua sede a Taça Salutaris e o título de clube mais querido do Brasil. Ao final da apuração, o Flamengo somou 254.850 votos e venceu a disputa. O vice ficou para o Clube de Regatas Vasco da Gama.

Atualmente, a Taça Salutaris é exibida em local de destaque na sala de troféus do Clube de Regatas do Flamengo, ladeada pelas Copas Libertadores da América e pela Taça do Mundial de 1981.