Início » Demais Modalidades » Natação

Natação

Divulgação CRF/Gilvan de Souza

Os esportes aquáticos sempre tiveram papel de destaque entre as modalidades esportivas do CR Flamengo. Mesmo antes da construção do seu parque aquático, inaugurado na década de 1960, a equipe de natação do Clube já participava de competições, e, em 1968, conquistou o seu primeiro Troféu Brasil. Desde então o clube passou a empilhar títulos e, já na década de 80, conquistava o octacampeonato no Troféu Brasil e no Troféu José Finkel.

A natação rubro-negra revelou grandes nomes da modalidade no Brasil, como Ricardo Prado, Rômulo Arantes e Patrícia Amorim. Passaram também pela equipe os nadadores multicampeões e medalhistas olímpicos Fernando Scherer e César Cielo, além de Henrique Barbosa e Nicholas Santos.

Mas nenhum outro nadador fez tanto pela modalidade no país e pela história da natação do CR Flamengo como a lendária Maria Emma Hulga Lenk Zigler, a maior nadadora brasileira de todos os tempos. Maria Lenk, que era filha de imigrantes alemães e foi a única mulher brasileira no Swimming Hall of Fame em Fort Lauderdale, na Flórida e a primeira nadadora brasileira a estabelecer um recorde mundial. A atleta conquistou diversos títulos pelo Flamengo, foi uma das pioneiras no nado borboleta moderno e a primeira mulher a executá-lo nos Jogos Olímpicos em 1932. Em 1939, ela havia batido os recordes mundiais dos 200 e 400m peito, tornando-se a única nadadora sul-americana recordista mundial. Nadou até o fim de sua vida, aos 92 anos, como atleta master do Flamengo.

Equipe atual

Após a excelente temporada de 2022, o CR Flamengo, que possui na sua equipe atletas como Larissa Oliveira, Pâmela Alencar, Felipe Messias e Stephan Steverink, anunciou a contratação das nadadoras Gabrielle Assis, Rafaela Sumida e Luiza Lima e dos nadadores Guilherme Caribé, Felipe Gonçalves, Pedro Henrique Buch e Murilo Sartori. Todos serão comandados pelo treinador Carlos Matheus, contratado pelo Clube em novembro de 2022.