O CR Flamengo tem uma longa tradição no vôlei carioca e nacional, tendo iniciado a sua participação na modalidade no final dos anos 1930. Apesar de contar com uma equipe masculina que se manteve competitiva apenas nas disputas locais e que já teve nomes como Bernard, Bernardinho e Tande nas décadas de 1980 e 1990, é com o time feminino que o Clube busca se consolidar no cenário nacional.
Pela Gávea passaram jogadoras multicampeãs como Jackie Silva, formada nas categorias de base do Clube e destaque da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de 1980 e 1984. Pelo Flamengo, a atleta conquistou o Campeonato Sul-Americano de Clubes de 1981. Quando trocou as quadras pelas areias, a atleta conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de 1996 e sagrou-se campeã mundial em 1997. Além de Jackie, passaram pelo Flamengo Ana Lúcia e Isabel, campeãs brasileiras de 1978 e 1980, e Virna e Leila, campeãs da Super Liga Feminina de 2000/01.
Em julho de 2020, o Flamengo, clube de maior torcida do mundo, anunciou uma parceria entre o time de vôlei feminino e o SESC-RJ, o maior campeão da história da Superliga, com 12 títulos.
Equipe atual
O atual elenco do Sesc Flamengo, comandado pelo técnico Bernardinho, é composto pelas levantadoras Brie King e Rose; pelas opostas Sabrina e Kimberlly; pelas centrais Juciely, Valquíria e Juliana; pelas ponteiras Gabirú, Michelle Pavão, Helena e Verônica Perry; e pelas líberos Laís e Marcelle.