A ginástica artística é uma das principais modalidades esportivas do Flamengo. Além de celeiro de grandes atletas e destino de inúmeros destaques do país, o clube acumula títulos em diversas categorias e revela campeões para o mundo.
Pelo clube já passaram os principais atletas da modalidade no país, como Daniele Hypólito, que representou o Brasil em três Jogos Olímpicos e foi diversas vezes campeã brasileira pelo CR Flamengo; o seu irmão Diego Hypólito, bicampeão mundial de solo; e Luisa Parente, a grande referência do esporte no país e campeã estadual, brasileira e sul-americana em todas as categorias. Foi a primeira ginasta a participar de duas Olimpíadas e dos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 e de 1992. Conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos de 1991 e conquistou o hexacampeonato brasileiro adulto.
O Clube detém os atuais títulos do Campeonato Brasileiro de Ginástica nas categorias Artística Adulto Feminino, Artística Juvenil Feminino e Artística Pré-Infantil Feminino. Com os títulos conquistados em 2022, sagrou-se bicampeão brasileiro nas categorias Adulto e Juvenil e tetracampeão brasileiro Pré-Infantil.
Além das conquistas nacionais, a ginástica do Flamengo dominou a modalidade no estado do Rio de Janeiro, acumulando os Campeonatos Estaduais de 2022 nas categorias Artística Adulto Feminino, Artística Adulto Masculino, Artística Juvenil Feminino, Artística Juvenil Masculino, Artística Infantil Feminino, Artística Infantil Masculino, Artística Pré-Infantil Feminino, Artística Pré-Infantil Masculino e Artística Mirim Masculino.
Para o ano de 2023, enquanto a equipe masculina conta com jovens promessas como Diogo Soares, destaque no Troféu Brasil de 2022 com um ouro e uma prata, a ginástica feminina contará com atletas de peso como Flavia Saraiva, Lorrane Oliveira, Luísa Maia, Helen Vitoria, Larissa Oliveira e Rebeca Andrade, campeã mundial em 2022 e atual número 1 do mundo.