Como não poderia deixar de ser, o Remo é a primeira, mais tradicional e uma das mais importantes modalidades esportivas atualmente mantidas pelo CR Flamengo, e já era praticado antes mesmo da fundação do Clube, em 1895. Aliás, o Grupo de Regatas do Flamengo, como foi primeiramente nominado quando da sua constituição, era composto única e exclusivamente por remadores e sequer previa o futebol como a sua principal modalidade esportiva.
Desde a sua fundação como clube de remo, o Flamengo conquistou inúmeros títulos locais, nacionais e internacionais, consolidando-se como um dos maiores campeões brasileiros da modalidade. O Remo rubro-negro revelou alguns dos grandes nomes da modalidade no país, como Alfredo Correia (Boca Larga),Ângelo Gammaro (Angelú) e Antônio Rebello Junior (Engole Garfo) considerados heróis do desporto brasileiro por terem completado a travessia Rio-Santos em 1932.
Além destes heróis, passaram pela equipe de Remo da Gávea grandes ídolos como Guilherme Augusto do Eirado Silva, popularmente conhecido como Buck e Ronaldo Carvalho, um dos maiores remadores da história do Clube.
Buck atuou de 1962 a 1996 e conquistou, pelo Flamengo, 30 campeonatos cariocas e nove títulos do Troféu Brasil. Pela seleção brasileira conquistou 5 medalhas de ouro em jogos Pan-americanos e participou de 7 Olimpíadas. Além de remador, o atleta também fez história como treinador, tornando o CR Flamengo o maior campeão de remo do Brasil. Treinando a seleção brasileira participou de 10 Jogos Pan-americanos, 7 Olimpíadas e 17 Campeonatos Mundiais. Em homenagem à Buck, o Clube mantém uma estátua na sua sede náutica.
Ronaldo Carvalho, outro grande remador da história do CR Flamengo, conquistou uma medalha de ouro em Jogos Pan-americanos e participou das Olimpíadas de Moscou em 1980, Los Angeles em 1984 e Seul em 1988.
Em 2022 o Clube conquistou pentacampeonato consecutivo do Brasileiro de Barcos Curtos, o tricampeonato consecutivo Brasileiro de Barcos Largos e Paralímpico e aguarda a definição do resultado do Campeonato Estadual de Remo de 2022 para manter-se como o maior campeão de regatas do Rio de Janeiro, com 48 títulos.
Equipe atual
A atual equipe de Remo e Canoagem do CR Flamengo disputa em várias modalidades e conta com nomes de peso como o campeão mundial, olímpico e brasileiro Isaquias Queiroz, Jacky Godman, Piedro Xavier, Felipe Reyson, Shaiane Ucker, Alef Fontoura, Bernardo Boggian, Mariana Funari e Ana Júlia Ferreira, dentre inúmeros outros atletas.