O Centro de Treinamento Presidente George Helal, popularmente conhecido como Ninho do Urubu, é o local de treinamento utilizado pelo time profissional e pelas categorias de base do Flamengo. Está localizado na Estrada dos Bandeirantes, 25.997, Vargem Grande, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Apesar de ter sido adquirido durante a gestão do ex-presidente George Helal, em agosto de 1984, foi somente em 2010, sob a gestão da ex-presidente Patrícia Amorim, que o Flamengo, por exigência contratual do então treinador Vanderlei Luxemburgo, deixou a Gávea e passou a adotar o CT de Vargem Grande como o local oficial dos treinos da equipe profissional.
A partir de então, o Flamengo direcionou os seus investimentos para a melhoria das condições do CT, captando recursos por meio de campanhas de arrecadação junto à torcida e através de parceria firmada com a AMBEV.
Salto de qualidade
O grande salto de evolução nas obras de melhoria do centro de treinamento veio com a posse do ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello. Contando com o suporte de um grupo de empresários renomados que compunham a chapa vencedora das eleições de 2012, foram implementadas novas regras de governança e estabeleceu ambiciosas metas de reestruturação jurídica, administrativa, financeira e de resgate da confiança do mercado.
Após a conclusão das obras do primeiro módulo do CT, em meados do ano de 2016, o Flamengo decidiu, inspirado nos grandes centros de treinamento de clubes ingleses como Chelsea e Manchester United, desenvolver um novo módulo para o time principal, deixando o primeiro para as suas categorias de base.
Com a conclusão do segundo módulo, em novembro de 2018, o Ninho do Urubu se tornou o centro de treinamento mais moderno do país, e um dos melhores do mundo. Passou a contar com 7 campos de treino, 3 auditórios, refeitório, biblioteca, academia, restaurante, salas de imprensa e de patrocinadores, áreas de fisiologia, fisioterapia e nutrição, área de hidroterapia com 14 jacuzzis e 1 piscina, departamento odontológico e diversos outros espaços destinados a reuniões e convivência entre os atletas.
Vem mais por aí
Apesar de já ser considerando um dos melhores centros de treinamentos da América do Sul, o Ninho do Urubu passará por uma nova onda de melhorias. Serão disponibilizados dez campos de treinamento, sendo três dedicados exclusivamente ao profissional e sete aos atletas da base.
Além do aumento da quantidade e da melhoria dos campos, o CT também será submetido a uma remodelagem da sua identidade visual.