Por equipe Portal Mais Querido
Desde que o Flamengo anunciou a contratação do técnico Jorge Sampaoli para a vaga de Vitor Pereira, frustrando o desejo de milhões de torcedores rubro-negros que esperavam o retorno de Jesus, uma pergunta segue sem resposta: o que esperar de Sampaoli?
Conhecido do torcedor brasileiro desde que comandou a equipe do Santos, de dez/18 à dez/19, e depois o Atlético Mineiro, de mar/20 à fev/21, o argentino é amado por alguns, que o consideram perfeccionista e aplicado, e odiado por outros, que veem no treinador um perfil complexo e difícil de lidar.
Mas quem é Jorge Sampaoli?
Jorge Luis Sampaoli Moya, é natural de Casilda, município localizado na província de Santa Fé, Argentina. Tem 63 anos de idade e começou no futebol como jogador, frequentando as divisões de base do Newell’s Old Boys, tradicional clube argentino da cidade de Rosário.
Atuando como lateral direito, nunca se destacou durante as passagens nas equipes amadoras nas quais jogou, tendo encerrado a sua curta carreira como jogador, aos 19 anos, depois de uma lesão de tíbia e fíbula.
Iniciou a carreira de treinador em meados de 1992, quando dirigiu as categorias de base do Alumni de Casilda. Em 1994, o treinador assumiu a equipe principal do Alazán e atuou por equipes de menor expressão do futebol argentino até o ano de 2000. A partir de 2002, passou a atuar como técnico em times peruanos, como o Sport Boys, Coronel Bolognesi e, em 2007, o Sporting Cristal.
No final de 2007, foi para o futebol chileno, acertando com a equipe do O’Higgins, onde ficou até 2009.
Em 2010, o treinador assumiu a equipe do Emelec, do Equador, onde disputou a Copa Libertadores da América, sendo eliminado na fase de grupos, e o Campeonato Equatoriano, competição na qual o time ficou em primeiro lugar e garantiu a classificação para a Copa Sul-Americana de 2010 e a Copa Libertadores da América de 2011.
Em dez/2010, o treinador foi contratado pelo Universidad de Chile, conquistando diversos títulos nacionais e internacionais. Dentre as suas conquistas à frente do time chileno destacam-se um título da Copa Sul-americana de 2011 e dois títulos do Campeonato Chileno. Em 2012, levou a equipe do Universidad até as semifinais, quando foi eliminado pelo Boca Juniors.
Em dez/2012, Sampaoli deixou o Universidad e assumiu a Seleção Chilena, conquistando a primeira Copa América pelo país e conseguindo a classificação do time para a Copa do Mundo de 2014. À frente da Seleção, Jorge Sampaoli disputou 44 partidas, com 27 vitórias, 9 empates e 8 derrotas. Foram 89 gols marcados e 44 sofridos.
Em junho de 2016, o técnico assumiu o comando do Sevilla, da Espanha, onde ficou por quase um ano, deixando a equipe para assumir a Seleção Argentina, onde foi anunciado em junho de 2017.
Pela Seleção Argentina o treinador não teve uma passagem relevante, tendo apresentado dificuldades para se classificar para a Copa do Mundo de 2018 e disputado a competição de forma bastante irregular, sendo eliminado nas oitavas, diante da Seleção Francesa. Em julho do mesmo ano, a AFA decidiu pela demissão do treinador.
Logo depois, Sampaoli assumiu o comando do time do Santos, em dez/2018, levando a equipe à segunda posição do Campeonato Brasileiro de 2019, ano em que o título ficou com o Mengão. O treinador ficou à frente da equipe santista até dez/2019, quando pediu demissão em razão de suposto desgaste com o presidente do clube da Vila Belmiro, que não teria se empenhado em atender os pedidos do técnico para reforçar a equipe.
Em março/2020, o técnico foi anunciado como treinador do Atlético Mineiro, clube onde conquistou um Campeonato Estadual e terminou em 3º lugar no Campeonato Brasileiro, atrás de Inter e Flamengo, mais uma vez, o campeão da competição. O treinador deixou o clube em fev/2021.
Sampaoli ainda dirigiu o Olympique de Marselha, da França, de fev/2021 à jul/2022, quando saiu alegando insatisfação com a inércia do clube durante a janela de transferências. Foi no clube francês que o treinador teve o meia rubro-negro Gerson sob o seu comando.
Em out/2022, o treinador retornou ao Sevilla, onde teve um baixo índice de aproveitamento (40%) e teve o seu contrato rescindido em mar/2023. Nesta nova passagem pela equipe espanhola, Sampaoli comandou o time em 30 partidas, com 12 vitórias, 6 empates e 12 derrotas.
Na tarde desta quarta-feira (14/04), Sampaoli foi anunciado como o novo comandante da equipe do Flamengo, firmando contrato válido até 31/12/2024.
O que esperar do técnico argentino à frente do Mais Querido?
Sampoli conhece o elenco do Flamengo. Já disputou diversas partidas contra a equipe rubro-negra enquanto esteve no comando de Santos e Atlético-MG. Além disso, já treinou vários jogadores do atual elenco do time da Gávea, como Gerson, no Olympique de Marselha, Pulgar e Vidal, na Seleção Chilena e Marinho e Bruno Henrique, no Santos.
Importante destacar que o Flamengo sempre foi um sonho do treinador argentino, que já tentou, em outras oportunidades, comandar o atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. A expectativa é de que o casamento dê certo, e que Sampaoli, finalmente, faça história no futebol brasileiro, e afaste o fantasma de Jorge Jesus, que ronda a gávea desde a saída do português, em 2020.
O novo técnico do Flamengo deve chegar ao Brasil no domingo (15/04), quando assume o comando da equipe e já deve estar presente, inclusive, na estreia do time no Campeonato Brasileiro, quando enfrenta a equipe do Coritiba, no Maracanã.
Ficha técnica
Nome: Jorge Luis Sampaoli Moya
Idade: 63 anos (13/03/60)
Nacionalidade: Argentina
Média de tempo como treinador: 1,23 ano
Formação preferida: 4-3-3
Títulos relevantes conquistados: Copa Sul-Americana de 2011, Torneio Apertura de 2011 e 2012, e Torneio Clausura de 2011 (Universidad de Chile); Copa América de 2015 (Seleção do Chile) e Campeonato Mineiro de 2020 (Atlético-MG)
Prêmios recebidos: Treinador do ano em 2011 (revista argentina El Gráfico); Treinador do ano em 2011 (ANFP – Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile); Treinador de Seleções de 2015 (IFFHS – Federação Internacional de História e Estatísticas de Futebol; e melhor treinador sul-americano de 2015 (jornal uruguaio El País)
Problema do Flamengo e na estrutura do futebol
Muita gente para dar palpite
E ninguém manda
Quem manda são os jogadores