Início » Flamengo vence a primeira partida da semifinal do Carioca
Futebol

Flamengo vence a primeira partida da semifinal do Carioca

Em partida dominada por erros defensivos, o Flamengo levou a melhor sobre o Vasco e garantiu a vantagem do empate para o segundo jogo.

O Flamengo venceu o Vasco, por 3×2, no primeiro duelo da semifinal do Campeonato Carioca. A partida, que foi bastante disputada do início ao fim, contou com erros defensivos grosseiros de ambas as equipes.

Apesar de ter sido um jogo eletrizante, nenhum dos times conseguiu demonstrar um grande padrão técnico. Independente disso, o Flamengo teve mais posse de bola (61% à 39%), mais finalizações (17 à 13), mais finalizações ao gol (8 à 4), mais finalizações de dentro da área (13 à 9) e maior índice de passes certos (84% à 73%)*.

O esquema montado pelo técnico Vitor Pereira, com três zagueiros, não foi capaz de gerar segurança ao sistema defensivo do Flamengo, que sofreu com as bolas aéreas e os contra-ataques do alvinegro durante toda a partida.

O destaque do rubro-negro foi o meia Arrascaeta, que parece estar finalmente recuperando a sua melhor forma. Além do golaço marcado, se movimentou bem durante todo o jogo e ainda cobrou a falta que lançou a bola na cabeça do zagueiro Fabrício Bruno para fazer o gol que definiu a vitória da equipe.

No fim do jogo Gabigol foi substituído pelo jovem Mateus Gonçalves, que foi expulso em menos de 5′ depois de levar dois cartões amarelos – o primeiro por uma falta com excesso de vontade e o segundo por excesso de rigor do árbitro, que considerou falta merecedora de cartão o contato do braço do atacante com o pescoço do jogador adversário.

OS GOLS

O primeiro gol da partida surgiu de um erro do experiente zagueiro Rodrigo Caio, que, aos 10′ do primeiro tempo cortou uma bola dentro da área e que serviu como assistência para o chutaço de Gabriel Pec contra a meta do goleiro Santos, que nada pode fazer.

O empate do Flamengo veio aos 25′ da primeira etapa, e com um golaço do uruguaio Arrascaeta, que aproveitou uma sobra de bola da defesa vascaína na entrada da área e mandou pro fundo da rede do goleiro Leo Jardim.

Foto: divulgação CRF, Marcelo Cortes

Aos 41′ do primeiro tempo veio a virada do time da Gávea, dessa vez com um erro na saída de bola do Vasco. Ao receber a bola do goleiro, o zagueiro Capasso tentou um passe próximo ao atacante Pedro, que foi mais ágil e interceptou a bola para, na sequencia, bater forte no gol e fazer 2×1 para o Flamengo.

O Flamengo teve a chance de ampliar o placar no início do segundo com um chute de canhota de Gabigol após cruzamento de Matheuzinho, mas a bola bateu em Pedro, que estava posicionado na frente da meta vascaína.

No decorrer da partida o Flamengo manteve a posse de bola e deixou o time do Vasco no campo defensivo, até que cruzmaltino encaixou um contra-ataque com o atacante Pedro Raul, que cruzou para Alex Teixeira empatar de peixinho, aos 13′.

Mas o empate não durou muito, porque aos 24′ o Flamengo, que havia reiniciado a pressão sobre o Vasco, teve uma falta cobrada por Arrascaeta no segundo pau, que encontrou a cabeça do zagueiro Fabrício Bruno para recolocar o rubro-negro na frente do placar e garantir a vitória no primeiro jogo.

Agora, o Flamengo jogará a segunda partida, domingo (19/03) às 18:00, também no Maracanã, com a vantagem do empate, enquanto o Vasco precisará vencer para chegar à final.

FICHA TÉCNICA

Placar: Flamengo 3 x 2 Vasco
Competição: Campeonato Carioca (semifinal)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 13/03/2023, às 21h25 (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Correa e Thayse Marques Fonseca
Cartões amarelos: Rodrigo Galarza, Figueiredo, Pedro Raul e Lucas Piton (Vasco); Pedro, Matheuzinho, Mateus Gonçalves e Pablo (Flamengo)
Cartões vermelhos: Mateus Gonçalves (Flamengo)
Gols: Gabriel Pec, aos 10′, Arrascaeta, aos 25′, Pedro, aos 41′ do primeiro tempo; Alex Teixeira, aos 13′, Fabrício Bruno, aos 24′ do segundo tempo
FLAMENGO: Santos; Pablo, Fabrício Bruno e Rodrigo Caio; Matheuzinho (Mateus França), Vidal (Everton Ribeiro), Thiago Maia e Ayrton Lucas (Everton Cebolinha); Arrascaeta, Gabigol (Matheus Gonçalves) e Pedro. Técnico: Vítor Pereira
VASCO: Léo Jardim, Pumita Rodríguez, Capasso, Léo, Lucas Piton; Matias Galarza (Marlon Gomes), Andrey (Rodrigo), Jair (Nenê), Alex Teixeira (Figueiredo), Gabriel Pec e Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri

*Estatísticas: Sofascore

maisquerido

maisquerido

Tudo sobre o Flamengo, o clube mais querido do Brasil

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar